SOCIOLOGIA


Dia da Consciência Negra

Dia 20/11 é celebrado o dia da consciência negra que foi instituído oficialmente pela lei de número 12.519 (na verdade o Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado)A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de Novembro de 1695.No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.
Os quilombos , liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravista que vigorava, e eram o principal motor responsável pela preservação da cultura africana no Brasil.
Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só viria em 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte.
No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Violência nas escolas

    A violência é um problema social que está presente dentro das escolas e fora delas... Essa violência  
     se manifesta de diversas formas entre todos os que fazem parte do processo educativo      (professores,alunos,diretores, funcionários...) .A violência também ocorre e está estampada nas ruas das cidades, a violência doméstica, os latrocínios, os contrabandos, os crimes de colarinho branco que têm levado jovens a perder a credibilidade quanto a uma sociedade justa e igualitária, capaz de promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos, tornando-os violentos, conforme esses modelos   sociais. As consequências da violência escolar são muitas e profundas. Ainda mais para a vítima que muitas das vezes perde totalmente o interesse pelos estudos e se isola em um mundo somente seu ,levando até mesmo há depressão !

Tipos de violência

Física , verbal e psicológica .

Os fatores que levam os jovens a praticar atos violentos:

Os fatores são inúmeros mas vou citar alguns :
  • Influências negativas de grupos e amigos.
  • Problemas familiares.
  • Desigualdade social que é muito presente nas escolas.
  • Sentem maltratados, vistos como diferentes e inferiores.
  • Necessidade de impor-se, mostrar-se mais forte e autoritário.
     Entre outros...

As consequências da violência 


  • Para o agressor:                                                                                                                             Quanto aos efeitos do bullying sobre os próprios agressores, alguns estudos indicam que estes podem encontrar-se “às portas das condutas criminais”. Também os espectadores, a massa silenciosa de companheiros que, de um modo ou de outro, sentem-se amedrontados pela violência que testemunham, são afetados, podendo provocar certa sensação de que nenhum esforço vale a pena na construção de relações positivas. Para o agressor, o bullying dificulta a convivência com as demais crianças, e o faz agir de forma autoritária e violenta, chegando a muitos casos a converter-se em um deliquente. Normalmente, o agressor se comporta de uma forma irritada, impulsiva e intolerante. Não sabem perder, necessitam impor-se através do poder, da força e ameaça, metem-se em discussões, pegam o material do seu colega sem o seu consentimento, e exteriorizam constantemente uma autoridade exagerada.




  •  Para a vítima                                                                                                                                    Quanto aos efeitos do bullying sobre os próprios agressores, alguns estudos indicam que estes podem encontrar-se “às portas das condutas criminais”. Também os espectadores, a massa silenciosa de companheiros que, de um modo ou de outro, sentem-se amedrontados pela violência que testemunham, são afetados, podendo provocar certa sensação de que nenhum esforço vale a pena na construção de relações positivas. Para o agressor, o bullying dificulta a convivência com as demais crianças, e o faz agir de forma autoritária e violenta, chegando a muitos casos a converter-se em um deliquente. Normalmente, o agressor se comporta de uma forma irritada, impulsiva e intolerante. Não sabem perder, necessitam impor-se através do poder, da força e ameaça, metem-se em discussões, pegam o material do seu colega sem o seu consentimento, e exteriorizam constantemente uma autoridade exagerada. 

  • Solução        

 Nosso alcance, novas modalidades esportivas como xadrez e jogos online, campanhas como dia do abraço grátis, cartazes, talvez palestras com psicólogos que tratam jovens, clubes dentro das escolas como clube dos desenhistas, clube dos gamers, clube do bloggers, são maneiras que não tem custo algum á instituição e unem alunos de diferentes grupos sociais.

Um comentário:

  1. Dias melhores!
    Vivemos esperando dias melhores, melhores no amor, melhores na dor ... melhores em tudo!
    Prof. Helen

    ResponderExcluir